quarta-feira, 29 de julho de 2009

Aeroporto de Confins amplia sala de embarque doméstico

O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte/Confins-Tancredo Neves colocou, nesta semana, à disposição dos passageiros, as melhorias realizadas na sala de embarque da ala doméstica. O espaço ganhou 106 metros quadrados.

A ampliação da sala também foi acompanhada de novo piso, outros pontos elétricos (tomadas e iluminação), rede de dutos do sistema de ar condicionado, bebedouros e novo revestimento das paredes.

Foram colocadas também 12 longarinas com 72 assentos e monitores de LCD do sistema informativo de vôos. Com a liberação do espaço, a área ganhou ficou com 272 m². A obra contou com investimentos da ordem de R$ 98 mil.

“A meta é proporcionar aos nossos passageiros conforto e bem estar durante sua permanência nas salas de embarque”, destaca a superintendente em exercício, Ivaneide Corrêa Autran.

Assessoria de Imprensa/Infraero
imprensa@infraero.gov.br

Aeroporto Internacional de Confins ganha cinco postos de inspeção


O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte/Confins - Tancredo Neves recebeu mais cinco postos de inspeção de passageiros nesta semana. A medida foi tomada para atender à crescente demanda de passageiros domésticos e internacionais.

O aeroporto ganhou dois postos de inspeção domésticos, dois internacionais e um no Terminal de Logística de Carga. No total, o aeroporto conta agora com oito canais. Outros três já existiam, sendo dois domésticos e um internacional.

Foram criados 82 vagas via empresa de proteção contratada para atuar nas áreas recém-criadas. Para a realização do trabalho, os agentes de segurança utilizam equipamentos de raio-x, pórticos detectores de metais, detector manual e detector de traços explosivos.

A inspeção garante a segurança dos passageiros em áreas restritas, a eliminação das filas nos acessos às salas de embarque e a rapidez no desembaraço dos passageiros.

Segundo o gerente de segurança de Confins, Milton Siqueira, essa mudança foi fundamental para o bom funcionamento da área e a satisfação dos passageiros. “Buscar a segurança da aviação civil e o atendimento às normas é garantir a proteção dos usuários e de seus bens,” afirmou.

Assessoria de Imprensa/Infraero

Aeroporto da Pampulha promove caminhada de prevenção de objetos na pista

A comunidade do Aeroporto de Belo Horizonte/Pampulha (MG) realizou esta semana a primeira Caminhada de Prevenção de F.O.D (Foreign Object Damage, sigla em inglês, que significa Dano por Objeto Externo).

O objetivo da caminhada é a conscientização das pessoas que trabalham nas áreas de movimentação de aeronaves a não deixar nenhum tipo de objeto nesses locais. Os participantes receberam orientações sobre procedimentos de segurança e também para utilização do protetor solar.

O evento contou com a participação da comunidade aeroportuária inclusive com a superintendente do aeroporto, Socorro Pinheiro. Durante a caminhada na via de acesso aos hangares do Setor Sul foram encontrados alguns objetos estranhos.

No briefing, realizado ao final do evento, foi ressaltada a importância de ações como a caminhada para a prevenção de acidentes.

Assessoria de Imprensa/Infraero

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Frente Parlamentar em Defesa da Aviação Regional é efetivada

Com mais de 200 adesões, deputados formalizam criação da Frente


Brasília – 13 de julho de 2009 – A partir de amanhã (14), a aviação regional passa a contar efetivamente com um importante instrumento de apoio ao desenvolvimento do setor.

Por iniciativa do deputado federal Vital do Rêgo Filho (PMDB-PB) acontece às 16h30, no Plenário 16, do Anexo II da Câmara dos Deputados, a reunião de instalação da Frente Parlamentar em Defesa do Transporte Aéreo Regional – FPDTAR.

Além da criação da frente, que já conta com a adesão de mais de 200 parlamentares, será feita a eleição da Mesa Diretora e a votação do Estatuto. Segundo a assessoria do deputado serão indicados cinco coordenadores que representarão as regiões brasileiras.

“O objetivo é trazer a aviação regional para outro debate, reconhecendo-a como grande propulsora do desenvolvimento do interior do País. Hoje temos poucos aeródromos no interior em condições de receber turistas e empreendedores”, disse o deputado Vital do Rêgo Filho.

Para Apostole Lazaro Chryssafidis, presidente da ABETAR (Associação Brasileira das Empresas de Transporte Aéreo Regional), a criação da Frente é o reconhecimento dos parlamentares a importância do setor como agente de integração entre todas as regiões, possibilitando a inclusão social, desenvolvimento, geração de emprego e renda nas comunidades carentes de infraestrutura aeroportuária.

“A partir de agora contamos efetivamente com o apoio da Câmara dos Deputados para nos ajudar a cobrar a adoção de medidas em prol da aviação regional, que tanto contribui para a integração do país. A iniciativa do deputado Vital do Rêgo Filho mostra a sensibilidade do poder legislativo em trabalhar em prol do desenvolvimento do país”, disse Lack.

A cerimônia de amanhã acontece em atendimento ao artigo 3º. do Ato da Mesa no. 69, de 10 de novembro de 2005.

LANÇAMENTO – Segundo o presidente da ABETAR, na primeira quinzena de agosto será feita uma cerimônia oficial de lançamento da Frente Parlamentar, que contará com a presença de parlamentares, trade e autoridades.

SOBRE A ABETAR – A ABETAR é uma entidade não governamental, de âmbito nacional, sem fins lucrativos, que tem como principais objetivos, defender os interesses das empresas de Transporte Aéreo Regional e de Linhas Aéreas Regionais e representar os seus associados perante as autoridades constituídas em todos os níveis.

Empresas associadas: Trip Linhas Aéreas, Ocean Air, Passaredo Linhas Aéreas, NHT Linhas Aéreas, Air Minas Linhas Aéreas, Pantanal Linhas Aéreas, Meta Linhas Aéreas, Sete Linhas Aéreas, Team Brasil Linhas Aéreas, Rico Linhas Aéreas, Abaeté e Puma Air Linhas Aéreas.

Fonte:
Assessoria de imprensa ABETAR

LÍDER AVIAÇÃO RECEBE O MAIOR HELICÓPTERO EXECUTIVO DA AMÉRICA LATINA

A Líder Aviação (www.lideravicao.com.br) acaba de receber o primeiro helicóptero de grande porte da empresa: o S-92, da fabricante norte-americana Sikorsky (www.sikorsky.com). A aeronave é a primeira em operação na América do Sul e ainda é a maior do segmento executivo, com quase 20 metros de comprimento. Além disso, surpreende por sua capacidade: atende a 21 passageiros, incluindo dois pilotos e um comissário de bordo. Possui autonomia de voo de cinco horas, a melhor dentre os helicópteros da categoria.

O S-92 inova também em sua tecnologia. Além de um design atual do display usado na cabine dos pilotos, a aeronave conta com instrumentos de voo modernos, como um dispositivo chamado FMS (Flight Management System). Usado normalmente em aviões, o FMS é um computador de gerenciamento de voo e fornece informações em tempo real sobre a navegação e rota programada pelos pilotos, que conseguem também monitorar indicadores do voo, como motor, óleo, velocidade.

Outra novidade no S-92 é o APU (Auxiliary Power Unit), também comum em aviões, uma unidade de geração de energia auxiliar para a aeronave. O aparelho é usado tanto em casos de emergência - pois gera energia suficiente para o helicóptero dar partida em casos de ausência de força - como também para utilizar alguns aparelhos adicionais, como o ar-condicionado, sem prejuízo de potência para a aeronave.

Toda a estrutura do S-92 é ideal para o objetivo que foi destinado: a operação off-shore, realizada até as plataformas de petróleo em alto mar. O novo helicóptero atende perfeitamente aos serviços de extração de petróleo em áreas distantes da costa brasileira, como é o caso das camadas pré-sal, cujas plataformas ficam situadas em lugares de difícil acesso. O S-92 pode levar mais pessoas para as plataformas e ainda tem maior autonomia de voo para chegar ao local de destino.

Customizada nos Estados Unidos, na sede da Bristow, a aeronave chega à Líder preparada para voar.

A aeronave estará disponível para fotos no próximo dia 23.


Fonte: Assessoria de Imprensa da Líder


sexta-feira, 10 de julho de 2009

Trip recebe aeronaves


A frota da Trip ganha mais duas aeronaves nesta sexta-feira. Estão previstos para o final da tarde os pousos do ATR72-500 PP-PTQ e do Embraer 175 PP-PJD. Confira a programação dos translados, em hora local.

ATR72-500 PP-PTQ
TLS-ACE-RAI-REC-CNF, pousando 17:45

Embraer 175 PP-PJD
OBF-TFS-SID-REC-CNF, pousando 16:30


TLS=Toulouse / ACE=Lanzarote / RAI=Praia / REC=Recife / OBF=Oberpfaffenhofen / TFS=Tenerife / SID=Ilha do Sal
Fonte: CNF ao Vivo

Minas vai ganhar mais 8 aeroportos

Minas Gerais vai ganhar mais oito aeroportos com capacidade para operar com aviação regular até o fim deste ano. As cidades de Capelinha, Curvelo, Divinópolis, Guaxupé, Lavras, Ouro Fino, Passos e Piumhi estão com seus aeroportos com obras em fase final de melhoria de infraestrutura, em investimento total de R$ 56 milhões do Programa Aeroportuário de Minas Gerais (ProAero), da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas. A partir de agosto as obras já começam a ser entregues. Do total de 853 municípios do estado, apenas 10 (incluindo Belo Horizonte) operam atualmente com aviação regular. A falta de infraestrutura em muitas cidades limita o lançamento de rotas pelas companhias aéreas regionais que operam na capital, a Trip e a Air Minas Linhas Aéreas.

Apesar dos investimentos, a Região Noroeste de Minas ainda vai ficar sem atendimento da aviação regular. O gerente do ProAero, Marco Migliorini, explica que a meta do Proero é capacitar 30 aeroportos em Minas para a aviação regional até 2011. “Temos uma malha de 151 aeroportos de pequeno e grande porte no estado. Estamos fazendo um planejamento anual para detectar as regiões com maior potencial para os investimentos. A avaliação envolve estratégia técnica e desenvolvimento econômico das cidades”, afirma. Segundo Migliorini, o objetivo do programa não é apenas o atendimento à aviação regular, pois há a necessidade de prestação de serviço local. “É preciso ter um aeroporto em funcionamento para casos de urgência”, diz.

A primeira obra a ser entregue é a do aeroporto de Curvelo, na Região Central. O empreendimento está em fase final de acabamento do terminal de passageiros, com previsão de entrega no próximo mês. A administração das unidades vai ser feita em parceria com as prefeituras ou com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

O presidente da Air Minas Linhas Aéreas, Urubatan Helou, afirma que alguns destinos no estado, como as cidades de Pouso Alegre, Teófilo Otoni e Poços de Caldas, não são atendidas pelos voos da empresa por falta de infraestrutura dos aeroportos. “São regiões importantes. Se tivessem empreendimentos capacitados, iríamos para lá no dia seguinte”, afirma. A Air Minas opera hoje em Minas em Belo Horizonte, Ipatinga, Uberaba e Uberlândia. Em setembro, inaugura um voo para Montes Claros. Várias rotas são feitas com ligação para o estado de São Paulo. A empresa começou a voar no Aeroporto da Pampulha há três anos, com rotas de Belo Horizonte para Divinópolis e Varginha. “Deixamos de fazer a rota de Divinópolis em função do baixo fluxo. Mas se o aeroporto for reestruturado, pode ser que a demanda aumente”, observa Helou.

Assim como ocorreu com as companhias aéreas que operam voos internacionais e interestaduais, as empresas regionais sofreram queda de demanda com a crise econômica global. Na Air Minas, a taxa de ocupação atual está em 58%. “É muito baixa”, observa Helou. O presidente da Trip Linhas Aéreas, José Mario Caprioli, ressalta, no entanto, que as empresas aéreas regionais foram menos atingidas pela crise financeira. A empresa prevê faturamento de R$ 520 milhões neste ano, contra R$ 320 milhões em 2008. A Trip acabou de lançar quatro novas rotas em Belo Horizonte, que vão ligar a capital às cidades do Rio de Janeiro, (Santos Dumont), Goiânia (GO), Cuiabá (MT) e Ji-Paraná (RO). A partir de Cuiabá, serão feitas conexões imediatas com Manaus, com toda a região Centro-oeste e com o oeste do Paraná, com saídas por Confins.

No aeroporto da Pampulha, a empresa já opera nos dez destinos que têm aviação regular em Minas: Belo Horizonte, Araxá, Diamantina, Governador Valadares, Ipatinga, Montes Claros, Patos de Minas, Uberaba, Uberlândia e São João del-Rei. Segundo Caprioli, os voos com distâncias menores vão ser operados pelo aeroporto da Pampulha e quando o destino depender de mais de uma conexão, via Confins.

O crescimento dos voos regionais enfrenta outra barreira: os preços. De Belo Horizonte para Ipatinga ou Governador Valadares, por exemplo, a tarifa muitas vezes sais mais cara do que para outras capitais, como Rio de Janeiro e São Paulo. “Esses voos não têm concorrência, por isso não há muitas promoções”, afirma José Carlos Vieira, diretor regional e vice-presidente regional da Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav).Grande parte do usuário da aviação regional (cerca de 75% do tráfego) viaja a negócios.

VEJA QUAL O INVESTIMENTO EM CADA CIDADE

. CAPELINHA - R$ 12 milhões
As obras estão em fase de terraplenagem e início de pavimentação. A pista será ampliada, com implantação da sinalização luminosa, construção da seção contra incêndio e cercamento. A previsão de término é em novembro.

. CURVELO - R$ 5,6 milhões
Obra em fase de implantação da sinalização luminosa, construção do terminal de passageiros, seção contra-incêndio e cercamento. O aeroporto é a principal base do Programa de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (Previncêndio), responsável pelas ações de prevenção, controle e combate aos incêndios florestais em Minas Gerais. A obra deve ser entregue em agosto deste ano.

. DIVINÓPOLIS - R$ 11,5 milhões
Obra em fase de pavimentação e sinalização luminosa. Vai ter ainda a construção da seção contra-incêndio e cercamento. A previsão de término é para outubro.

. GUAXUPÉ - R$ 3,5 milhões
Serão implantados sinalização luminosa, construção do terminal de passageiros, seção contraincêndio, revitalização do pavimento existente e cercamento. A previsão de entrega é em outubro deste ano.

. LAVRAS - R$ 10,3 milhões
Vai contar com terminal de passageiros, aumento do suporte do pavimento, implantação da sinalização luminosa, de seção contraincêndio e cercamento. A previsão de conclusão é em outubro.

. PASSOS - R$ 6,1 milhões
Aeroporto em fase de pavimentação, sinalização luminosa e construção da seção contra incêndio, com previsão de entrega em outubro.

. OURO FINO - R$ 2,2 milhões
O aeroporto passou por melhoramentos com revitalização do pavimento e construção de pista de táxi e pátio de aeronaves.

. PIUMHI - R$ 6,7 milhões
A obra está em fase de pavimentação, da construção do terminal de passageiros e cercamento. Será implantada sinalização luminosa e construção da área contra incêndios e do cercamento. A previsão é de término em novembro deste ano.

Fonte: Uai.com.br

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Azul começa a vender passagens para nova rota Campinas-Belo Horizonte


A partir de 10 de agosto, a Azul Linhas Aéreas Brasileiras vai conectar Campinas a Belo Horizonte com voos diretos e integrar a capital mineira a todas as 12 outras cidades que já fazem parte da malha aérea da companhia.

Serão oito frequências por dia entre as duas cidades. As passagens aéreas começam a ser vendidas com tarifas promocionais para a compra de hoje (1/07) até o dia 10 de julho e embarque de 10 de agosto a 31 de outubro.

A tarifa promocional Campinas-Belo Horizonte varia a partir de R$ 39 (por trecho para viagens de ida e volta). Outros destinos também estão com valores promocionais como Belo Horizonte – Rio de Janeiro, Belo Horizonte – Curitiba, Belo Horizonte – Porto Alegre, Belo Horizonte- Maringá, Belo Horizonte – Navegantes e Belo Horizonte – Campo Grande, todos com tarifas variando a partir de R$ 69 (por trecho para viagens de ida e volta). Nestes trechos, os voos têm conexão em Campinas.

De Belo Horizonte para Salvador, Manaus, Recife, Fortaleza ou Maceió, a Azul também vai começar a operar com tarifas reduzidas e os bilhetes variam a partir de R$ 99 (por trecho para viagens de ida e volta). Também com conexão feita em Campinas.

Os voos partem de Campinas para Belo Horizonte todos os dias às 6h20, 9h30, 14h20 e 17h30. De Belo Horizonte para Campinas os horários de partida são às 7h55, 11h05, 15h55 e 19h05.

Fonte: Aviação Brasil