terça-feira, 27 de janeiro de 2009

TAM investe e ainda tenta retomar vôos na Pampulha

A TAM Executiva deverá construir um hangar no Aeroporto da Pampulha mediante investimento de R$ 20 milhões. O anúncio foi feito, ontem, pelo secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, Luiz Antônio Athayde. Também, ontem, o presidente da companhia aérea, David Barioni Neto, se encontrou com o governador Aécio Neves, no Palácio da Liberdade. Ele reiterou que a empresa aguarda o posicionamento da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) sobre o pedido feito para voltar a operar com vôos comerciais no Aeroporto da Pampulha. A companhia voltará com os vôos comercias para o Aeroporto caso a Anac dê parecer favorável ao pedido feito também pelas companhias Gol e OceanAir.

À saída do encontro com o governador, Barioni Neto disse concordar que o melhor para a empresa e para a população é que a capital opere apenas com o Aeroporto de Confins. ‘Mas precisamos defender nossa posição comercial junto à concorrência e só vamos retirar o pedido se a Anac, depois dos estudos, decidir pela não aprovação‘, afirmou. De acordo com o executivo, a solicitação foi decidida a partir do artigo 48 do estatuto de criação da Anac, que restringe os vôos comerciais em aeroportos como Pampulha e Santos Dumont (Rio de Janeiro) apenas em razão de problemas operacionais.

O presidente da TAM destacou o grande potencial da capital mineira no segmento de aviação, em razão da pujança econômica do Estado. ‘Belo Horizonte se alinha com o perfil da companhia, que pretende aumentar a receita promovendo maior volume nos negócios. A cidade tem muitos passageiros e, quanto mais aumenta o número de passageiros, mais aumenta a receita‘, defendeu. Segundo o executivo, a localização de Minas na malha aérea e aeronáutica do país estimula a TAM a intensificar as atividades no Estado.
Ele anunciou 14 novas operações a serem implantadas até 2010 em Minas e confirmou a compra de novas aeronaves até 2020, num aporte total de US$ 6,9 milhões. Barioni Neto não descartou a possibilidade de vôos internacionais diretos de Belo Horizonte. ‘Estudos existem nesse sentido e os investimentos em aeronaves que estamos fazendo podem contemplar essa possibilidade‘, disse.

Ao anunciar o investimento da TAM Executiva no Aeroporto da Pampulha, o secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico reforçou a posição do Governo sobre a volta dos vôos comerciais na Pampulha. ‘Seria um contra-senso, para não dizer um retrocesso, a volta das operações na Pampulha. Isso vai no sentido contrário do que estamos fazendo no Vetor Norte para aumentar a conectividade e a racionalidade do Aeroporto de Confins, visando nos alinhar com os vôos internacionais‘, afirmou.
O secretário elogiou a decisão da divisão executiva da TAM de investir no Aeroporto da Pampulha e acrescentou que o centro de manutenção deverá gerar 150 empregos diretos. Athayde disse que o governador vai realizar diligências junto ao Ministério da Defesa e Infraero para tentar agilizar a implantação do hangar na Pampulha.

Nice Silva
Especial para o Hoje em Dia

Nenhum comentário: