sábado, 23 de maio de 2009

Helicóptero sai de Minas, cai e dois morrem em Vitória da Conquista


Um helicóptero que partiu de Montes Claros (MG), com destino a Vitória da Conquista (BA), 509 quilômetros a sudoeste de Salvador, caiu pouco depois das 19 horas desta sexta-feira, na Fazenda Quati, distrito de Simão, na zona rural do município baiano.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o helicóptero explodiu depois de bater no solo, onde há uma plantação de mandioca. Os dois ocupantes, o piloto e um empresário que não tiveram os nomes revelados, morreram.

O piloto do helicóptero chegou a contatar a torre de comando do Aeroporto Pedro Otacílio de Figueiredo para relatar problemas no voo pouco antes da queda. As investigações sobre a causa do acidente terão início na manhã deste sábado.

Fonte: Uai.com.br

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Avião derrapa na pista do Aeroporto da Pampulha

Um jato modelo Citation Mustang (prefixo PR-VDL) teve problemas durante o pouso na manhã desta quinta-feira no Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte. Segundo a Infraero, a aeronave saiu do aeroporto de Vitória com destino à capital mineira. No momento da aterrisagem, os dois pneus do trem de pouso estouraram, causando derrapagem na pista. O número de ocupantes ainda não foi informado. Ninguém ficou ferido.

(Imagem de Arquivo: www.airliners.net)

A pista está interditada desde as 8h desta quinta para pousos e decolagens. A previsão é que seja liberada até as 10h.Conforme o site da Infraero, pelo menos cinco partidas e quatro chegadas estão em atraso.
(Foto do local - Enviada por Pedro Silva ao site do Terra)

Fonte: TV Alterosa

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Consultoria de Cingapura inicia 4ª etapa de trabalhos em Confins

O Aeroporto Internacional de Confins (MG)/Tancredo Neves recebe até quinta-feira (14/5) a quarta visita da equipe de técnicos e consultores do Changi Airports International, de Cingapura. A série de estudos sobre o aeroporto foi iniciada em fevereiro. Nesta fase serão analisadas a parte de facilidades, malha viária, tráfego aéreo, projetos e o plano diretor do aeroporto.

O objetivo do trabalho dos técnicos é colher dados e informações para subsidiar a consultoria que a Changi Airports presta ao governo de Minas Gerais. Essa consultoria é parte integrante de um acordo de cooperação técnica firmado entre a Infraero e o governo mineiro para o desenvolvimento estratégico do sítio aeroportuário.

Estão previstas reuniões com os gestores do aeroporto e visitas às áreas do terminal de logística, hangares e aviação geral. Os técnicos da Changi Airports International serão recepcionados pelo superintendente, Willer Larry Furtado, gerentes do aeroporto e técnicos da Sede da Infraero. Também estarão presentes representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais.

Assessoria de Imprensa - Infraero

terça-feira, 12 de maio de 2009

GOL cria ligação entre Cuiabá, Goiânia, Belo Horizonte e Recife

A GOL Linhas Aéreas criou um novo serviço para os clientes de Cuiabá (MT), que agora têm opção de ir a Goiânia (GO), Belo Horizonte (MG) e Recife (PE) sem necessidade de conexão.

Além disso, os horários dos voos 1684 e 1685 foram alterados para beneficiar, principalmente, os clientes que viajam a trabalho pela GOL e agora têm alternativa de saída pela manhã e opção de retorno no mesmo dia.

A Companhia atende os destinos seis vezes por semana, de segunda a sexta-feira, além de oferecer uma frequência durante o fim de semana, com saída no sábado e retorno no domingo. A operação também permite conexões para outros destinos operados pela GOL a partir de Belo Horizonte.

Fonte: Aviação Brasil

sábado, 9 de maio de 2009

Confins participa de campanha de conscientização sobre a Influenza A (H1N1)

O Aeroporto Internacional de Confins /Tancredo Neves (MG) adotou uma série de medidas para disseminar informações sobre a Influenza A (H1N1). A campanha de divulgação e conscientização dos passageiros e usuários que chegam de vôos internacionais é feita para apoiar o trabalho da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Atualmente, Confins recebe vôos internacionais diretos de Lisboa, Cidade do Panamá e Miami, além de vôos com conexão de Buenos Aires e Paris.

A distribuição de folhetos da Anvisa sobre a chamada Gripe Suína é feita diretamente aos passageiros que desembarcam vindos do exterior. Os usuários que transitam pelo terminal de passageiros recebem um folder da Secretaria de Estado de Saúde com todas as informações pertinentes. E, além disso, mensagens sonoras em três idiomas são realizadas diariamente para orientação dos passageiros. Essas formas de divulgação são feitas durante as 24 horas de funcionamento do aeroporto.

O Aeroporto de Confins faz parte, junto com outros órgãos, do Comitê de Enfrentamento da Ameaça da Influenza A. Segundo o gerente de Segurança do aeroporto, Milton Campos Siqueira, desde o início das atividades, a Infraero está trabalhando em parceria com a Anvisa e a Secretaria de Estado de Saúde. “Acreditamos que os procedimentos adotados são fundamentais para o enfrentamento da ameaça da gripe", afirmou.

Além de Confins, outros aeroportos internacionais administrados pela Infraero, como Galeão (RJ) e Guarulhos (SP) também estão trabalhando para apoiar as atividades da Anvisa.

Fonte: Assessoria de Imprensa Infraero

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Depois da TAM agora foi a vez da Gol iniciar suas ligações de Confins para o Santos Dumont, no Rio de Janeiro. A partir de hoje a companhia estará operando 9 vôos no trecho, conforme a programação abaixo.


G3 1357 CNF 06:00 SDU 06:56 - Diário
G3 1307 CNF 11:00 SDU 11:55 - Exceto Sab. Dom.
G3 1309 CNF 12:45 SDU 13:47 - Diário
G3 1575 CNF 14:25 SDU 15:24 - Exceto Sab.
G3 1577 CNF 19:10 SDU 20:17 - Diário
G3 1306 SDU 07:38 CNF 08:38 - Diário
G3 1308 SDU 12:47 CNF 13:40 - Exceto Sáb.
G3 1574 SDU 16:02 CNF 17:05 - Exceto Sáb.

G3 1576 SDU 20:50 CNF 22:05 - Diário

Fonte: CNF ao VIVO - http://www.cnfaovivo.com.br/

Aeroporto de Confins recebe pesquisa sobre turismo

O Aeroporto Internacional de Confins/Tancredo Neves (MG) abriu as portas para a segunda etapa da pesquisa de Perfil da Demanda Turística Internacional e Contagem de Fluxo de Turistas Internacionais/2009, realizada pelo Ministério do Turismo (MTUR), em parceria com a Fundação de Pesquisas Econômicas (Fipe).

Foram seis dias de pesquisa – que terminou nesta terça-feira (28/4), nas áreas restritas de embarque e desembarque do aeroporto. O levantamento tem por objetivo traçar, nos principais aeroportos do país, o perfil do turista e contabilizar o fluxo turístico internacional tanto de chegada quanto de partida. Com a retomada dos vôos internacionais em 2008, o Aeroporto de Confins vem apresentando um número crescente de turistas internacionais.

Em 2009 a pesquisa será realizada em 27 portões de entrada do país, 15 aeroportos internacionais, 12 fronteiras terrestres, e contará com quatro etapas. No Aeroporto Internacional Tancredo Neves, a primeira parte da pesquisa ocorreu em janeiro e as próximas etapas estão programadas para agosto e outubro.

Segundo José Francisco de Salles Lopes, diretor de Estudos e Pesquisas do MTUR, “a participação da Infraero é de grande importância para a garantia das condições necessárias para o êxito dos trabalhos e para manutenção da série histórica da pesquisa que vem sendo realizada desde 1983.”


Fonte: Assessoria de Imprensa/Infraero

Adolescentes de projeto social da Infraero visitam aeroporto da Pampulha

O Aeroporto de Belo Horizonte/ Pampulha-Carlos Drummond de Andrade (MG) recebeu nesta terça-feira (4/5) e quarta-feira (5/5) os adolescentes do Projeto Social Vôo para a Cidadania. Eles conheceram os bastidores do aeroporto e as atividades desenvolvidas para garantir a segurança dos usuários e das operações das aeronaves.

O Projeto Social Vôo Para Cidadania é o resultado da parceira firmada entre a Infraero, a Associação Municipal de Assistência Social e a Prefeitura de Belo Horizonte. O objetivo do projeto é promover atividades sócio-educativas e culturais, que possam contribuir para elevar a auto-estima e a cidadania de adolescentes e jovens em situação de risco pessoal e social. Cerca de cem participantes, entre 14 a 18 anos, de ambos os sexos, participam a cada ano do projeto.

Os jovens visitaram o hangar da companhia aérea Air Minas, onde fotografaram algumas aeronaves e tiveram a possibilidade de conhecer as diversas profissões da área de aviação civil. Eles conversaram com atendentes, agentes de segurança e de proteção, mecânicos, comissários, pilotos. Ao recepcioná-los e perceber o interesse na área, a superintendente do aeroporto, Maria do Perpétuo Socorro Pinheiro, deixou um recado: "é importante estudar sempre e não desistir dos seus sonhos".

Após a visita ao hangar, a companhia aérea, em parceria com a Air Food, distribuiu lanche para os adolescentes.

Fonte: Assessoria de Imprensa Infraero