O Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte (MG), foi aprovado na avaliação da qualidade de seus serviços, realizada durante a última semana (de 20 a 24.10). Agora, com o aeroporto regional da capital mineira, 28 sítios aeroportuários da rede Infraero já possuem o Certificado ISO 9001:2000.
A certificação na empresa, iniciada em 1998, priorizou assegurar padrões mundiais de qualidade aos aeroportos internacionais. Agora, outros sítios aeroportuários da rede também serão avaliados. Em 2009, está prevista a certificação dos aeroportos de Londrina (PR), Joinville (SC), Teresina (PI) e Ilhéus (BA). Esse é uma dos trabalhos da Infraero para para garantir a qualidade dos serviços prestados aos usuários do transporte aéreo.
Segundo o presidente da Infraero, Sergio Gaudenzi, a Infraero deve estar em dia com os requisitos internacionais. "Já estamos nos preparando para a vistoria que a Organização Internacional de Aviação Civil, OACI, pretende fazer no Brasil em 2009 e 2010... E quem ganha com isso é o passageiro, razão do nosso trabalho", diz.
O Sistema de Gestão da Qualidade da Infraero tem como base os requisitos da Norma NBR-ISO 9001:2000, criada pela Organização Internacional de Normalização, com sede em Genebra, na Suíça. A Organização foi quem instituiu o certificado ISO que normatiza padrões de empresas em todo mundo. Uma das séries de padronização que ficou mais conhecida foi a ISO 9000, que avalia sistemas de gestão e qualidade nas empresas.
Serviços de qualidade
A Infraero busca certificar o seu Sistema de Gestão da Qualidade – com o selo ISO 9001:2000 - e todos os processos que possam repercutir nos serviços prestados aos passageiros. “Quando os processos que impactam os clientes são certificados, todo o aeroporto é inspecionado”, afirma a coordenadora de certificação de qualidade da Infraero, Mônica Barros. Isso porque, para garantir a qualidade dos serviços aeroportuários, áreas como manutenção e cadastro também precisam trabalhar adequadamente.
Todos os aeroportos que já possuem o certificado são auditados anualmente para revalidar a aprovação. “O foco maior da auditoria da certificação é para saber como é feita a gestão da prestação dos serviços e se as ações tomadas são eficazes”, comenta Mônica Barros.
Além da auditoria externa, cada um dos aeroportos possui equipes que trabalham como auditores para fiscalizar áreas diferentes das suas. “Esse trabalho faz com que os funcionários conheçam mais todas as áreas do aeroporto e tenham uma noção global do funcionamento”, explica a especialista. Segundo a coordenadora, a cultura de qualidade é disseminada mais facilmente onde a ISO já está implementada.
Fonte: Infraero
Um comentário:
UBERABA necessita de vôos para São Paulo.
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